Homenagem a educadora expõe despreparo, contradição e ‘enganação’ de vereadores

Histórico. Não pela homenagem, que acho merecida, mas usada por vereadores e prefeito para fazer politicagem. Na sessão de hoje, a educadora Maria de Lourdes de Melo Prais, a Dedê Prais, foi homenageada, e passou a ser o nome da Casa do Educador. Mas o fato não está na homenagem, mas o que estava em volta de tal “evento”…
Enaltecida pelos vereadores, como realmente merece, Dedê Prais ressaltou a importância de Paulo Freire, o maior educador brasileiro da história. E foi ai que a coisa se tornou, no mínimo, irônica…
Acontece que os atuais 14 vereadores de Uberaba apoiaram Jair Bolsonaro, que tinha e tem como um de seus principais discursos de campanha eleitoral, justamente contra Paulo Freire, mentor de Dedê Prais. Com 76 anos de idade, a educadora ressaltou os feitos de Freire, e lembrou que sempre usou os “mandamentos” do saudoso educador quando foi secretária de Educação e diretora de escola.
O mais irônico é que, para piorar, entre os atuais vereadores, tem radicais contra Paulo freire, como três deles evangélicos, maçons e até policial… Na verdade, a grande maioria, para não dizer todos, mal sabia o que estava fazendo…
E, infelizmente, demonstra o quão Uberaba está mal representada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *