‘Velha roupa colorida’… Novela de 28 anos atrás mostra ‘velho-atual’ Brasil, mas bem melhor culturalmente

Ao assistir estes dias a novela Tieta, exibida atualmente no Canal Viva, deu para fazer uma comparação com aquele momento do país e o agora… E veja como são as coisas… A citada novela foi exibida a primeira vez em 1989, isso mesmo, há 28 anos atrás, e justamente na primeira eleição direta para presidente da República após mais de 25 anos. E se o Brasil teve grande melhora nos últimos 14 anos em vários aspectos, principalmente no combate a fome, no desenvolvimento econômico e educação, aquela novela retrata bem como naquele momento o Brasil era melhor culturalmente, e com pessoas mais empenhadas em mudar verdadeiramente o país.
A começar pela citada novela, só com atores e atrizes de qualidade, algo raro hoje na televisão e cinema brasileiros. Com verdadeiros shows de interpretações (só para se ter uma idéia daquela momento, atrizes como Arlete Sales e Lilian Cabral, hoje entre as principais da Rede Globo, eram apenas coadjuvantes). E a trilha sonora da citada novela então? Só música de qualidade, e com cantores como Caetano Veloso e Gal Costa.
E o roteiro? Enredo de novela que debate o fanatismo religioso, coronel da política, preconceitos aos nordestinos, preconceitos as prostitutas, ao homossexualismo, tudo com muito humor. Gente, nós éramos muito mais avançados culturalmente há 28 anos trás! Regredimos muito hoje em dia, com atores e atrizes de baixa qualidade, música horrorosa e novelas mais ainda…
E não é a toa que preconceitos burros e conceitos absurdos, de gente falando o que não sabe sobre política e até Ditadura Militar, voltaram… Então se você faltou as aulas de História na escola, ou mesmo teve professor ruim, assista Tieta, que pelo menos vai evitar de falar tantas besteiras…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *